Primeiros Socorros - Acidentes com Eletricidade
» O que são
O choque elétrico acontece quando da passagem de uma corrente elétrica pelo corpo em contato com um objeto eletrificado. Por conta da universalidade do uso da energia elétrica e do fato dela ser invisível, qualquer pessoa menos avisada pode vir a ser vítima de um acidente envolvendo eletricidade.

O choque elétrico pode causar diversas perturbações ou lesões, cuja gravidade dependerá do tempo de duração, da intensidade e natureza da corrente, do percurso da corrente pelo corpo, das condições orgânicas do indivíduo.

As perturbações e/ou lesões que ocorrem mais comumente, são: contrações musculares, queimaduras, perda de membros, parada respiratória, parada cardíaca e paralisia temporária do sistema nervoso.

As causas mais frequentes são: contato com condutores de alta-tensão, contato com condutores de baixa-tensão, equipamentos energizados e equipamentos energizados não aterrados.
» Queimaduras (o mais comum dos efeitos)
Conforme a intensidade do choque, as queimaduras resultantes poderão ser:

Superficiais ou de 1º grau
Quando atingem a camada mais superficial da pele, causando ferimentos leves, vermelhidão e ardor.
De 2º. grau
Comprometendo a superfície e a camada intermediária da pele (epiderme e derme), e provocando bolhas e dor intensa.
De 3º grau
Quando ocorre lesão da epiderme, derme e de tecidos profundos (músculos, nervos, vasos etc.). A pele fica carbonizada ou esbranquiçada e há ausência de dor.
Copyright © 2017 | Eletrobras Distribuição Alagoas
Av. Fernandes Lima, nº 3349, Gruta de Lourdes - CEP: 57052-405 - MACEIÓ-AL.