Eletrobras dá dicas de consumo consciente nas festas de fim de ano

18 de dezembro de 2018

18 de dezembro de 2018 Destaques,Notícias Vandejer Adrian Melo das Chagas Filho

Natal e Réveillon são os períodos mais iluminados do ano. Por toda parte, famílias e comércios enfeitam suas residências e estabelecimentos com luzes pisca-piscas, árvores de natal e cascatas com lâmpadas. Mas é preciso ter cuidado com toda essa luminosidade para não elevar muito o valor da conta de energia. Por isso, a Eletrobras Distribuição Alagoas dá dicas de consumo consciente no uso da decoração natalina.

Uma dica fundamental é escolher bem o tipo das lâmpadas a serem utilizadas. Lâmpadas de led podem ser mais caras do que as outras, mas em compensação são bem mais econômicas, proporcionando uma economia que pode chegar a até 87% em relação a outros modelos.

“Dar preferência a lâmpadas de led é um investimento que vale a pena para o consumidor porque elas facilmente se pagam com a economia que proporcionam. Sempre que possível, o cliente ainda deve escolher produtos que tenham o selo do Procel, categoria A, que são modelos devidamente testados e com a garantia de serem mais econômicos”, afirma Marcelo Ximenes, assistente da diretoria de Regulação da Eletrobras.

O tempo de uso das lâmpadas é outro fator que irá influenciar o valor da conta de luz. Quanto maior o tempo de uso, maior o consumo. Uma dica importante é somente utilizar as lâmpadas no período da noite, quando houver circulação de pessoas no ambiente, desligando-as durante o dia e a madrugada.

É importante também prestar atenção ao estado de conservação do pisca-pisca antes de reutilizá-lo, pois a utilização prolongada das luzes pode provocar ressecamento dos produtos, prejudicando o seu bom funcionamento e podendo causar um curto-circuito.