DIRETORIA E CONSELHO

A Empresa é administrada por cinco diretorias: Presidência, Diretoria Financeira e Comercial, Diretoria de Operação e Expansão, Diretoria de Gestão e Diretoria de Regulação e Projetos Especiais. Seu Conselho de Administração possui seis integrantes e o Conselho Fiscal é formado por três membros efetivos e três suplentes.

 

Diretoria

Diretor-Presidente: Adjar Vieira Barbosa

Diretor Financeiro E Comercial: Carlos Alberto Ferreira Pacheco

Diretor de Gestão: Miguel Orsolete Filho

Diretor de Operação e Expansão interino: Miguel Orsolete Filho

Diretor de Regulação e Projetos Especiais: Cláudio Rubens Pinho Nilo

 

Conselho de Administração

Luiz Henrique Hamann (presidente)

Adjar Vieira Barbosa

Bruno Cesár Grossi de Souza (representante do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão)

Cícero Rodrigues dos Santos (representante dos empregados)

Juraci Candeia de Souza

Paulo Maurício Teixeira da Costa

 

Conselho Fiscal

Cezar Antonio Bordin (conselheiro efetivo)

Hiromi Cristina Santos Doi (conselheira efetiva – representante do Tesouro Nacional)

Renê Sanda (conselheiro efetivo)

 

Regimento

Regimento Interno da Diretoria Executiva

Regimento do Conselho Fiscal

Regimento Interno do Conselho de Administração

 



Diretor-Presidente: ADJAR VIEIRA BARBOSA

Adjar Vieira Barbosa é graduado em Engenharia Elétrica – Universidade Mackenzie (1976), com especialização em Engenharia Econômica – FUPAI. Possui Curso de engenharia de operação de sistemas elétricos – UFMG; curso de teoria e aplicação dos custos marginais e tarifação de energia – COELBA; treinamento em especialização em regras de Mercado – ASMAE e cursos de perdas técnicas e comerciais do setor elétrico – FUNCOGE. Atuou cinco anos como gestor técnico do Projeto Energia + da Eletrobras com financiamento do Banco Mundial; seis anos atuando como Superintendente Comercial, sendo responsável pela Comercialização de Energia e Mercado, bem como a gestão de clientes no Grupo EDP; dois anos atuando como Gerente do Departamento de planejamento do Sistema Elétrico na ENERSUL, sendo responsável expansão dos Sistemas Elétricos; quatro anos atuando como coordenador de planejamento da expansão dos sistemas elétricos das Empresas de Distribuição Eletrobras; dois anos atuando na Assessoria de Mercado e Tarifas da ENERSUL. Atuou também, por seis anos, no Sistema de despacho de geração na ELETROSUL e dois anos atuando como engenheiro Junior trabalhando na Gerência de Projeto de Linhas de Transmissão na Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL.

Diretor Financeiro e Comercial: CARLOS ALBERTO FERREIRA PACHECO

Carlos Alberto Ferreira Pacheco é graduado em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió – Cesmac e pós-graduado em Direito Tributário – FAL. Tem curso de Formação de Assessores Municipais – Escola Superior de Administração Fazendária/Brasília/DF e técnico em avaliação de sistemas para Projetos Simplificados do PNAFM - BID. Qualificação profissional de Auditor Fiscal de Tributos Municipais do Município de Maceió; Membro e Vice-Presidente do Conselho Tributário Municipal; Diretor da Divisão de Instrução e Julgamento; Diretor de Departamento de Administração Tributária; Subsecretário de Finanças do Município; Secretário Adjunto de Administração Tributária e Diretor de Administração Tributária do Município de Marechal Deodoro/AL. Participou da equipe técnica que elaborou o Código Tributário do Município de Maceió, Lei n°4 486, de 28 de fevereiro de 1996. Prestou Consultoria Tributaria aos Municípios de: Arapiraca/AL - Projeto de Otimização da Receita do Município de Arapiraca – PNAFM, Pilar/AL, Rio Largo/AL, Pão de Açúcar/ AL, Paripueira/AL e Coruripe/AL

Diretor de Gestão: MIGUEL ORSOLETE FILHO

Miguel Orsolete Filho é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduado em Especialização de Distribuição de Energia Elétrica/Universidade Federal da Bahia; Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho/Universidade Federal da Paraíba; Pós-graduado em MBA – Gestão Empresarial/Fundação Getúlio Vargas (FGV); Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior/Fundação Jaime de Altavila (FEJAL). Possui curso de Ciclo de Estudos da Politica e Estratégia Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). Foi estagiário da CEAL, período de 09/03/1982 - 23/07/1982, nas áreas de operação e manutenção do sistema elétrico de potência nas tensões de 220v/380v, 13,8kv, 69kv e comercialização de energia. Atuou como Gerente Regional de todas as gerências na área de concessão de Alagoas. Exerceu a função de Superintendente do interior, atuando como responsável por todas as gerências regionais, e Superintendente Metropolitano. Atuou como Assessor da Diretoria de Engenharia e coordenou o grupo de trabalho para implantação de consumidores de Baixa Renda na grande Maceió. Exerceu as funções de Superintendente de Perdas e Gerente de Departamento Gestão Comercial, atuando no gerenciamento de atendimento Baixa/Alta Tensão (grandes clientes), Poder Público, Combate a Inadimplência e CallCenter (atendimento técnico/comercial para atender toda área de concessão de Alagoas). Desempenhou as funções de Presidente da Comissão Permanente da Periculosidade (COPEP), Coordenador da Comissão do Acordo Coletivo (CEAL) e Membro Titular do Conselho de Fundação FACEAL.

Diretor de Operação e Expansão interino: MIGUEL ORSOLETE FILHO

Miguel Orsolete Filho é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduado em Especialização de Distribuição de Energia Elétrica/Universidade Federal da Bahia; Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho/Universidade Federal da Paraíba; Pós-graduado em MBA – Gestão Empresarial/Fundação Getúlio Vargas (FGV); Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior/Fundação Jaime de Altavila (FEJAL). Possui curso de Ciclo de Estudos da Politica e Estratégia Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). Foi estagiário da CEAL, período de 09/03/1982 - 23/07/1982, nas áreas de operação e manutenção do sistema elétrico de potência nas tensões de 220v/380v, 13,8kv, 69kv e comercialização de energia. Atuou como Gerente Regional de todas as gerências na área de concessão de Alagoas. Exerceu a função de Superintendente do interior, atuando como responsável por todas as gerências regionais, e Superintendente Metropolitano. Atuou como Assessor da Diretoria de Engenharia e coordenou o grupo de trabalho para implantação de consumidores de Baixa Renda na grande Maceió. Exerceu as funções de Superintendente de Perdas e Gerente de Departamento Gestão Comercial, atuando no gerenciamento de atendimento Baixa/Alta Tensão (grandes clientes), Poder Público, Combate a Inadimplência e CallCenter (atendimento técnico/comercial para atender toda área de concessão de Alagoas). Desempenhou as funções de Presidente da Comissão Permanente da Periculosidade (COPEP), Coordenador da Comissão do Acordo Coletivo (CEAL) e Membro Titular do Conselho de Fundação FACEAL.

Diretor de Regulação e Projetos Especiais: CLÁUDIO RUBENS PINHO NILO

 Cláudio Rubens Pinho Nilo é graduado em Engenharia Civil pela UNIVAP de São José dos Campos. Pós-Graduação em Análise Matricial de Estruturas e Gerenciamento de Obras e Projetos, pela UERJ. MBA Executivo em Liderança e Gestão de Empresas Estatais, pela Fundação COGE. Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado, e posteriormente Presidente da CELG-D em Goiás; Especialista em Finanças do Projeto Energia+, do Banco Mundial e Centrais Elétricas Brasileiras-Eletrobras; Companhia Energética de Alagoas-CEAL; Companhia Brasileira de Trens Urbanos-CBTU; Agropecuária GSC Ltda.; PLANEL-Planejamento e Construções Elétricas Ltda; Cerâmica Aurora S/A; Prefeitura Municipal de Itanhandu-Minas Gerais; Nativa Construções Elétricas S/A.

Presidente do Conselho de Administração: LUIZ HENRIQUE HAMANN

Luiz Henrique Hamann é formado em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Ciências Humanas e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Empregado da Eletrobras Eletronorte desde maio de 1981. Foi assistente da Presidência da empresa de 1996 a 2003; assistente do Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobras; diretor Financeiro da Eletrobras Furnas, da Manaus Energia S/A e da Companhia Energética do Amazonas (Ceam); e diretor Econômico-Financeiro e diretor-presidente da Companhia Energética de Roraima (CERR). Ocupou também o cargo de presidente da Previnorte - Fundação de Previdência Complementar

Conselheiro: ADJAR VIEIRA BARBOSA

Adjar Vieira Barbosa é graduado em Engenharia Elétrica – Universidade Mackenzie (1976), com especialização em Engenharia Econômica – FUPAI. Possui Curso de engenharia de operação de sistemas elétricos – UFMG; curso de teoria e aplicação dos custos marginais e tarifação de energia – COELBA; treinamento em especialização em regras de Mercado – ASMAE e cursos de perdas técnicas e comerciais do setor elétrico – FUNCOGE. Atuou cinco anos como gestor técnico do Projeto Energia + da Eletrobras com financiamento do Banco Mundial; seis anos atuando como Superintendente Comercial, sendo responsável pela Comercialização de Energia e Mercado, bem como a gestão de clientes no Grupo EDP; dois anos atuando como Gerente do Departamento de planejamento do Sistema Elétrico na ENERSUL, sendo responsável expansão dos Sistemas Elétricos; quatro anos atuando como coordenador de planejamento da expansão dos sistemas elétricos das Empresas de Distribuição Eletrobras; dois anos atuando na Assessoria de Mercado e Tarifas da ENERSUL. Atuou também, por seis anos, no Sistema de despacho de geração na ELETROSUL, e dois anos atuando como engenheiro Junior trabalhando na Gerência de Projeto de Linhas de Transmissão na Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL.

Conselheiro: BRUNO CESÁR GROSSI DE SOUZA


Bruno César Grossi de Souza tem formação acadêmica em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília – UnB, Pós-graduação em Orçamento e Politicas Públicas Universidade de Brasília /Associação Brasileira de Orçamento Público e Mestrado Profissional em Administração Pública – Orçamento Público Universidade de Brasília – UnB. Exerce atividade profissional como Servidor Público desde 1998, integrante da Carreira de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão, lotado na Secretaria de Orçamento Federal. Já exerceu diversos cargos na administração pública, dentre os quais se destacam: Diretor do Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Diretor do Departamento de Programas da Área Econômica da Secretária de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Secretário Adjunto de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Chefe de Gabinete do Secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Coordenador Geral de Orçamento do Ministério da Defesa; Assessor Especial do Secretário de Estado da Segurança Publica e paz Social do Governo do Distrito Federal; Coordenador Geral de Orçamento do Ministério da Defesa; e Secretário Adjunto de Orçamento e Gestão- de Junho de 2016 até a presente data.

Conselheiro: CÍCERO RODRIGUES DOS SANTOS


Cícero Rodrigues dos Santos é graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió-FAMA. Pós- graduação em Gestão de Meio Ambiente pela Faculdade UNOPAR do Paraná e Pós-graduação “Lato Sensu“ em nível de especialização, em Docência do Ensino Superior/Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC. Formação técnica em Segurança do Trabalho, pela Escola Técnica de Comércio de Alagoas e curso de Capacitação em Radialismo (Rádio e TV) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiofusão no Estado de Alagoas. Professor e tutor pela Central de Ensino e Aprendizado de Alagoas – CEAP; Professor da Escola Técnica de Saúde Santa Barbara, lecionando nas disciplinas de Administração e segurança do trabalho I,II e III; Conselheiro no CRA- Conselheiro Regional de Administração na Gestão; Suplente no Conselho de Administração Eletrobras Distribuição Alagoas, por dois Mandatos; Titular no Conselho de Administração da Eletrobras Distribuição Alagoas Gestão (2017 / 2018 /2019); Presidente no Conselho Deliberativo da AACEAL – Associação Atlética CEAL; e Secretário da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- CIPA, da Eletrobras Distribuição Alagoas. Exerceu o Cargo na Associação Atlética de Diretor Administrativo/ Financeiro na Gestão 2010 a 2013. É colaborador da Companhia Energética de Alagoas – CEAL, desde 10 de julho de 1987, até a presente data.

Conselheiro: JURACI CANDEIA DE SOUZA


Juraci Candeia de Souza é formado pela Faculdade de Direito de Aracaju/SE. Exerceu atividades de Gerente-Geral do Banco Safra, em Salvador/BA; Diretor da Carteira de Crédito Geral do Banco Regional de Brasília; Diretor de Relações Institucionais no Banco Bozano Simosen S/A, em Brasília; Ministro classista representando a Confederação Nacional do Sistema Financeiro – CFN no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília; Vice-Presidente da Associação dos Bancos do Distrito Federal – ASSBAN, em Brasília. Atuou como conselheiro fiscal do Banco de Brasília-BRB e conselheiro de administração na Petroquisa no Rio de Janeiro/RJ. A partir de 2013, passou a compor o Conselho de Administração da Eletrobras Distribuição Alagoas.

Conselheiro: PAULO MAURÍCIO TEIXEIRA DA COSTA


Paulo Maurício é advogado inscrito na OAB-DF desde 1996 e mestre em Administração pela Universidade de Sussex, no reino Unido. Integrante da carreira de Especialista em Politicas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento. Trabalhou na Casa Civil e na Secretaria de Governo da Presidência da República, no Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Social, no Ministério da Justiça e no Senado Federal. Possui Curso de Formação de Especialista em Politicas Publicas e Gestão Governamental e Mestrado em Administração. Atividades profissionais no Ministério Público da União, Casa Civil da Previdência da República, Ministério do Meio Ambiente e Senado Federal. Atualmente, na Secretaria de Governo da Presidência da República, exerce o cargo de Subchefe – Adjunto da Subchefia de Assuntos Parlamentares.

Presidente do Conselho Fiscal: CEZAR ANTONIO BORDIN


Cezar Antonio Bordin é bacharel em Ciências pela Faculdade de Administração e Economia-FAE/UCP, em Curitiba-PR, Pós-graduação em MBA-Controller pela Universidade de São Paulo-FIPECAFI-USP e especializado em Administração Financeira pela PUC-RJ e USP-SP. Atuou nas áreas contábil, financeira e tributária em mais de 40 anos de experiência no setor elétrico. Exerceu cargos na área contábil das concessionárias de distribuição de energia elétrica Enersul e Copel e realizou trabalhos de consultoria contábil, fiscal e tributária para o Consórcio Vale/Cemig e para a Celesc. Atua como gerente em Auditorias Econômico-Financeiras em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica-Aneel. Possui experiência como membro do Conselho Fiscal da Sercomtel, Tradener e Copel e também fez parte do Conselho Fiscal com anuência da Aneel em concessionárias de energia elétrica do grupo Rede (Cemat, Enersul e Celtins). Recebeu o prêmio Troféu Transparência pela Bovespa-USP-Serasa em 2001, e o mesmo prêmio como contador responsável pela Demonstração Contábil nos anos de 1991 a 2001.

HIROMI CRISTINA SANTOS DOI


Hiromi Cristina Santos Doi tem mestrado em Economia do Setor Público, pela Universidade de Brasília – UNB, bacharelados em Nutrição, pela Universidade de Brasília – UNB, e bacharelado em Direito, pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB. Exerce o cargo de Analista de Finanças e Controle da Secretária do Tesouro Nacional - AFC/STN, desde dezembro de 2003. Exerceu a função de gerente de Projetos da Gerência de Operações Fiscais Estruturadas, da Coordenação–Geral de Gerenciamento de Fundos e Operações Fiscais (GEOFE/COFIS). Desempenhou a função de Gerente da Gerência de Acompanhamento das Ações Judiciais, referentes às transferências intergovenamentais da Coordenação-Geral de Análise e Informações das Transferências Financeiras Intergovenamentais (GERAJ/COINT). Desenvolveu atividades de prestação de subsídios para instrução de Defesa da União, em relação as transferência voluntárias; e acompanhamento do andamento de ações Judiciais relacionadas às transferências Intergovernamentais.

Conselheiro: RENÊ SANDA


Renê Sanda é graduado e mestre em Estatística pela USP-SP. Foi gerente de Divisão da Diretoria Internacional do Banco do Brasil e gerente Executivo da Diretoria de Finanças do BB. Exerceu a função de diretor adjunto do Banco do Brasil Securities, nos Estados Unidos, e de gerente adjunto do BB Nova Iorque, EUA. Atuou como diretor de Gestão de Riscos do BB e diretor de Investimentos da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil. Possui ampla experiência como membro de Conselhos de Administração e Fiscal.