DIRETORIA E CONSELHO

A Empresa é administrada por cinco diretorias: Presidência, Diretoria Financeira e Comercial, Diretoria de Operação e Expansão, Diretoria de Gestão e Diretoria de Regulação e Projetos Especiais. Seu Conselho de Administração possui seis integrantes e o Conselho Fiscal é formado por três membros efetivos e três suplentes.

 

Diretoria

Diretor-Presidente: Adjar Vieira Barbosa

Diretor Financeiro E Comercial: Carlos Alberto Ferreira Pacheco

Diretor de Gestão: Miguel Orsolete Filho

Diretor de Operação e Expansão interino: Miguel Orsolete Filho

Diretor de Regulação e Projetos Especiais: Cláudio Rubens Pinho Nilo

 

Conselho de Administração

Luiz Henrique Hamann (presidente)

Adjar Vieira Barbosa

Cícero Rodrigues dos Santos (representante dos empregados)

Juraci Candeia de Souza

 

Conselho Fiscal

Cezar Antonio Bordin (conselheiro efetivo)

Hiromi Cristina Santos Doi (conselheira efetiva – representante do Tesouro Nacional)

Renê Sanda (conselheiro efetivo)

 

Regimento

Regimento Interno da Diretoria Executiva

Regimento do Conselho Fiscal

Regimento Interno do Conselho de Administração

 



Diretor-Presidente: ADJAR VIEIRA BARBOSA

Adjar Vieira Barbosa é graduado em Engenharia Elétrica – Universidade Mackenzie (1976), com especialização em Engenharia Econômica – FUPAI. Possui Curso de engenharia de operação de sistemas elétricos – UFMG; curso de teoria e aplicação dos custos marginais e tarifação de energia – COELBA; treinamento em especialização em regras de Mercado – ASMAE e cursos de perdas técnicas e comerciais do setor elétrico – FUNCOGE. Atuou cinco anos como gestor técnico do Projeto Energia + da Eletrobras com financiamento do Banco Mundial; seis anos atuando como Superintendente Comercial, sendo responsável pela Comercialização de Energia e Mercado, bem como a gestão de clientes no Grupo EDP; dois anos atuando como Gerente do Departamento de planejamento do Sistema Elétrico na ENERSUL, sendo responsável expansão dos Sistemas Elétricos; quatro anos atuando como coordenador de planejamento da expansão dos sistemas elétricos das Empresas de Distribuição Eletrobras; dois anos atuando na Assessoria de Mercado e Tarifas da ENERSUL. Atuou também, por seis anos, no Sistema de despacho de geração na ELETROSUL e dois anos atuando como engenheiro Junior trabalhando na Gerência de Projeto de Linhas de Transmissão na Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL.

Diretor Financeiro e Comercial: CARLOS ALBERTO FERREIRA PACHECO

Carlos Alberto Ferreira Pacheco é graduado em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió – Cesmac e pós-graduado em Direito Tributário – FAL. Tem curso de Formação de Assessores Municipais – Escola Superior de Administração Fazendária/Brasília/DF e técnico em avaliação de sistemas para Projetos Simplificados do PNAFM - BID. Qualificação profissional de Auditor Fiscal de Tributos Municipais do Município de Maceió; Membro e Vice-Presidente do Conselho Tributário Municipal; Diretor da Divisão de Instrução e Julgamento; Diretor de Departamento de Administração Tributária; Subsecretário de Finanças do Município; Secretário Adjunto de Administração Tributária e Diretor de Administração Tributária do Município de Marechal Deodoro/AL. Participou da equipe técnica que elaborou o Código Tributário do Município de Maceió, Lei n°4 486, de 28 de fevereiro de 1996. Prestou Consultoria Tributaria aos Municípios de: Arapiraca/AL - Projeto de Otimização da Receita do Município de Arapiraca – PNAFM, Pilar/AL, Rio Largo/AL, Pão de Açúcar/ AL, Paripueira/AL e Coruripe/AL

Diretor de Gestão: MIGUEL ORSOLETE FILHO

Miguel Orsolete Filho é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduado em Especialização de Distribuição de Energia Elétrica/Universidade Federal da Bahia; Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho/Universidade Federal da Paraíba; Pós-graduado em MBA – Gestão Empresarial/Fundação Getúlio Vargas (FGV); Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior/Fundação Jaime de Altavila (FEJAL). Possui curso de Ciclo de Estudos da Politica e Estratégia Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). Foi estagiário da CEAL, período de 09/03/1982 - 23/07/1982, nas áreas de operação e manutenção do sistema elétrico de potência nas tensões de 220v/380v, 13,8kv, 69kv e comercialização de energia. Atuou como Gerente Regional de todas as gerências na área de concessão de Alagoas. Exerceu a função de Superintendente do interior, atuando como responsável por todas as gerências regionais, e Superintendente Metropolitano. Atuou como Assessor da Diretoria de Engenharia e coordenou o grupo de trabalho para implantação de consumidores de Baixa Renda na grande Maceió. Exerceu as funções de Superintendente de Perdas e Gerente de Departamento Gestão Comercial, atuando no gerenciamento de atendimento Baixa/Alta Tensão (grandes clientes), Poder Público, Combate a Inadimplência e CallCenter (atendimento técnico/comercial para atender toda área de concessão de Alagoas). Desempenhou as funções de Presidente da Comissão Permanente da Periculosidade (COPEP), Coordenador da Comissão do Acordo Coletivo (CEAL) e Membro Titular do Conselho de Fundação FACEAL.

Diretor de Operação e Expansão interino: MIGUEL ORSOLETE FILHO

Miguel Orsolete Filho é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-graduado em Especialização de Distribuição de Energia Elétrica/Universidade Federal da Bahia; Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho/Universidade Federal da Paraíba; Pós-graduado em MBA – Gestão Empresarial/Fundação Getúlio Vargas (FGV); Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior/Fundação Jaime de Altavila (FEJAL). Possui curso de Ciclo de Estudos da Politica e Estratégia Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). Foi estagiário da CEAL, período de 09/03/1982 - 23/07/1982, nas áreas de operação e manutenção do sistema elétrico de potência nas tensões de 220v/380v, 13,8kv, 69kv e comercialização de energia. Atuou como Gerente Regional de todas as gerências na área de concessão de Alagoas. Exerceu a função de Superintendente do interior, atuando como responsável por todas as gerências regionais, e Superintendente Metropolitano. Atuou como Assessor da Diretoria de Engenharia e coordenou o grupo de trabalho para implantação de consumidores de Baixa Renda na grande Maceió. Exerceu as funções de Superintendente de Perdas e Gerente de Departamento Gestão Comercial, atuando no gerenciamento de atendimento Baixa/Alta Tensão (grandes clientes), Poder Público, Combate a Inadimplência e CallCenter (atendimento técnico/comercial para atender toda área de concessão de Alagoas). Desempenhou as funções de Presidente da Comissão Permanente da Periculosidade (COPEP), Coordenador da Comissão do Acordo Coletivo (CEAL) e Membro Titular do Conselho de Fundação FACEAL.

Diretor de Regulação e Projetos Especiais: CLÁUDIO RUBENS PINHO NILO

 Cláudio Rubens Pinho Nilo é graduado em Engenharia Civil pela UNIVAP de São José dos Campos. Pós-Graduação em Análise Matricial de Estruturas e Gerenciamento de Obras e Projetos, pela UERJ. MBA Executivo em Liderança e Gestão de Empresas Estatais, pela Fundação COGE. Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado, e posteriormente Presidente da CELG-D em Goiás; Especialista em Finanças do Projeto Energia+, do Banco Mundial e Centrais Elétricas Brasileiras-Eletrobras; Companhia Energética de Alagoas-CEAL; Companhia Brasileira de Trens Urbanos-CBTU; Agropecuária GSC Ltda.; PLANEL-Planejamento e Construções Elétricas Ltda; Cerâmica Aurora S/A; Prefeitura Municipal de Itanhandu-Minas Gerais; Nativa Construções Elétricas S/A.

Presidente do Conselho de Administração: LUIZ HENRIQUE HAMANN

Luiz Henrique Hamann é formado em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Ciências Humanas e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Empregado da Eletrobras Eletronorte desde maio de 1981. Foi assistente da Presidência da empresa de 1996 a 2003; assistente do Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobras; diretor Financeiro da Eletrobras Furnas, da Manaus Energia S/A e da Companhia Energética do Amazonas (Ceam); e diretor Econômico-Financeiro e diretor-presidente da Companhia Energética de Roraima (CERR). Ocupou também o cargo de presidente da Previnorte - Fundação de Previdência Complementar

Conselheiro: ADJAR VIEIRA BARBOSA

Adjar Vieira Barbosa é graduado em Engenharia Elétrica – Universidade Mackenzie (1976), com especialização em Engenharia Econômica – FUPAI. Possui Curso de engenharia de operação de sistemas elétricos – UFMG; curso de teoria e aplicação dos custos marginais e tarifação de energia – COELBA; treinamento em especialização em regras de Mercado – ASMAE e cursos de perdas técnicas e comerciais do setor elétrico – FUNCOGE. Atuou cinco anos como gestor técnico do Projeto Energia + da Eletrobras com financiamento do Banco Mundial; seis anos atuando como Superintendente Comercial, sendo responsável pela Comercialização de Energia e Mercado, bem como a gestão de clientes no Grupo EDP; dois anos atuando como Gerente do Departamento de planejamento do Sistema Elétrico na ENERSUL, sendo responsável expansão dos Sistemas Elétricos; quatro anos atuando como coordenador de planejamento da expansão dos sistemas elétricos das Empresas de Distribuição Eletrobras; dois anos atuando na Assessoria de Mercado e Tarifas da ENERSUL. Atuou também, por seis anos, no Sistema de despacho de geração na ELETROSUL, e dois anos atuando como engenheiro Junior trabalhando na Gerência de Projeto de Linhas de Transmissão na Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL.

Conselheiro: CÍCERO RODRIGUES DOS SANTOS


Cícero Rodrigues dos Santos é graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió-FAMA. Pós- graduação em Gestão de Meio Ambiente pela Faculdade UNOPAR do Paraná e Pós-graduação “Lato Sensu“ em nível de especialização, em Docência do Ensino Superior/Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC. Formação técnica em Segurança do Trabalho, pela Escola Técnica de Comércio de Alagoas e curso de Capacitação em Radialismo (Rádio e TV) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiofusão no Estado de Alagoas. Professor e tutor pela Central de Ensino e Aprendizado de Alagoas – CEAP; Professor da Escola Técnica de Saúde Santa Barbara, lecionando nas disciplinas de Administração e segurança do trabalho I,II e III; Conselheiro no CRA- Conselheiro Regional de Administração na Gestão; Suplente no Conselho de Administração Eletrobras Distribuição Alagoas, por dois Mandatos; Titular no Conselho de Administração da Eletrobras Distribuição Alagoas Gestão (2017 / 2018 /2019); Presidente no Conselho Deliberativo da AACEAL – Associação Atlética CEAL; e Secretário da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- CIPA, da Eletrobras Distribuição Alagoas. Exerceu o Cargo na Associação Atlética de Diretor Administrativo/ Financeiro na Gestão 2010 a 2013. É colaborador da Companhia Energética de Alagoas – CEAL, desde 10 de julho de 1987, até a presente data.

Conselheiro: JURACI CANDEIA DE SOUZA


Juraci Candeia de Souza é formado pela Faculdade de Direito de Aracaju/SE. Exerceu atividades de Gerente-Geral do Banco Safra, em Salvador/BA; Diretor da Carteira de Crédito Geral do Banco Regional de Brasília; Diretor de Relações Institucionais no Banco Bozano Simosen S/A, em Brasília; Ministro classista representando a Confederação Nacional do Sistema Financeiro – CFN no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília; Vice-Presidente da Associação dos Bancos do Distrito Federal – ASSBAN, em Brasília. Atuou como conselheiro fiscal do Banco de Brasília-BRB e conselheiro de administração na Petroquisa no Rio de Janeiro/RJ. A partir de 2013, passou a compor o Conselho de Administração da Eletrobras Distribuição Alagoas.

Presidente do Conselho Fiscal: CEZAR ANTONIO BORDIN


Cezar Antonio Bordin é bacharel em Ciências pela Faculdade de Administração e Economia-FAE/UCP, em Curitiba-PR, Pós-graduação em MBA-Controller pela Universidade de São Paulo-FIPECAFI-USP e especializado em Administração Financeira pela PUC-RJ e USP-SP. Atuou nas áreas contábil, financeira e tributária em mais de 40 anos de experiência no setor elétrico. Exerceu cargos na área contábil das concessionárias de distribuição de energia elétrica Enersul e Copel e realizou trabalhos de consultoria contábil, fiscal e tributária para o Consórcio Vale/Cemig e para a Celesc. Atua como gerente em Auditorias Econômico-Financeiras em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica-Aneel. Possui experiência como membro do Conselho Fiscal da Sercomtel, Tradener e Copel e também fez parte do Conselho Fiscal com anuência da Aneel em concessionárias de energia elétrica do grupo Rede (Cemat, Enersul e Celtins). Recebeu o prêmio Troféu Transparência pela Bovespa-USP-Serasa em 2001, e o mesmo prêmio como contador responsável pela Demonstração Contábil nos anos de 1991 a 2001.

HIROMI CRISTINA SANTOS DOI


Hiromi Cristina Santos Doi tem mestrado em Economia do Setor Público, pela Universidade de Brasília – UNB, bacharelados em Nutrição, pela Universidade de Brasília – UNB, e bacharelado em Direito, pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB. Exerce o cargo de Analista de Finanças e Controle da Secretária do Tesouro Nacional - AFC/STN, desde dezembro de 2003. Exerceu a função de gerente de Projetos da Gerência de Operações Fiscais Estruturadas, da Coordenação–Geral de Gerenciamento de Fundos e Operações Fiscais (GEOFE/COFIS). Desempenhou a função de Gerente da Gerência de Acompanhamento das Ações Judiciais, referentes às transferências intergovenamentais da Coordenação-Geral de Análise e Informações das Transferências Financeiras Intergovenamentais (GERAJ/COINT). Desenvolveu atividades de prestação de subsídios para instrução de Defesa da União, em relação as transferência voluntárias; e acompanhamento do andamento de ações Judiciais relacionadas às transferências Intergovernamentais.

Conselheiro: RENÊ SANDA


Renê Sanda é graduado e mestre em Estatística pela USP-SP. Foi gerente de Divisão da Diretoria Internacional do Banco do Brasil e gerente Executivo da Diretoria de Finanças do BB. Exerceu a função de diretor adjunto do Banco do Brasil Securities, nos Estados Unidos, e de gerente adjunto do BB Nova Iorque, EUA. Atuou como diretor de Gestão de Riscos do BB e diretor de Investimentos da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil. Possui ampla experiência como membro de Conselhos de Administração e Fiscal.