SISTEMA DE COMPLIANCE (INTEGRIDADE): DETECTAR

Um programa de integridade estruturado deve contar com canais que permitam o recebimento de denúncias, como importante instrumento para detecção de eventuais irregularidades, tais como: falhas de controle, fraudes internas e externas, além de possíveis descumprimentos dos princípios éticos e políticas corporativas.

Controles

O IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em um informe que trata de Boas Práticas para Sociedades de Economia Mista, identifica 3 pilares para que uma empresa enderece todas as questões relacionadas a Controles Internos e Anticorrupção.
Os 3 pilares são:

a) Código de Ética e Princípios de Conduta associado ao reporte periódico de denúncias de fraude e corrupção à Alta Administração por meio do Canal de Denúncias/Ouvidoria;
b) Anticorrupção (compliance) da empresa à legislação de integridade corporativa (ex.: Lei Anticorrupção Brasileira e FCPA);

c) Gerenciamento de Riscos e Controles Internos como garantia de Anticorrupção a todas as regras materiais à empresa.

Análise Periódica dos Riscos

Visa a identificação, avaliação e tratamento dos riscos de fraude e corrupção, aos quais as empresas Eletrobras estão expostas no que tange ao cumprimento do Programa Anticorrupção. Os resultados das análises são encaminhados formalmente à área de Integridade.

Auditorias

A efetividade do Programa de Integridade deverá ser acompanhada pela Auditoria Interna anualmente, fazendo parte do Plano Anual de Trabalho da Auditoria Interna (PAINT).

Investigações

Execução das investigações aplicáveis, conforme resultados do monitoramento contínuo de aspectos passíveis de investigação pelas esferas competentes e independentes.
Ao tomar ciência da possível ocorrência de ato lesivo à empresa, por delegação expressa de poderes da autoridade máxima, mediante despacho fundamentado, poderá decidir pela abertura de investigação preliminar, instauração de Processo Administrativo de Responsabilização - PAR ou arquivar a matéria.

Canais para contato

Canal de Denúncias
http://eletrobrasalagoas.com/index.php/fale-com-a-eletrobras/ouvidoria/

Email
integridade@eletrobrasalagoas.com

Telefones

0800 377 8037