Dia Mundial da Energia: Eletrobras leva caminhão do Luz do Saber para escolas de Maceió

30 de maio de 2018

30 de maio de 2018 Destaques,Notícias Vandejer Adrian Melo das Chagas Filho

Eletrobras leva caminhão do Luz do Saber para escolas de Maceió

 

A Eletrobras Distribuição Alagoas comemorou o dia Mundial da Energia, celebrado no dia 29 de maio, levando o caminhão escola do projeto Luz do Saber para escolas de Maceió. Cerca de 600 crianças de 6 a 14 anos participaram das apresentações nesta segunda (28), terça (29) e quarta-feira (30).

Um rico material didático com maquetes interativas e experiências com eletromagnetismo ensinou a importância de ter consciência no uso de água e de energia e mostrou como este uso consciente impacta no meio ambiente e até ajuda a economizar na conta de luz. Durante o evento, as crianças viram na prática o quanto diferentes eletrodomésticos de uma casa demandam de energia, numa maquete que mede o consumo em tempo real.

Para Edmilson Santos, gerente de Eficiência Energética, o projeto Luz do Saber é o carro chefe da Eletrobras na educação sobre uso seguro e consciente de energia. “O retorno que nós temos ao fazer este projeto é muito significativo, e este retorno é sentido também pela sociedade alagoana, pois formando a consciência das crianças, estamos construindo um futuro melhor e mais sustentável”, declara Edmilson, apontando que desde 2011, o projeto já alcançou mais de 55 mil crianças e adolescentes.

Para passar as dicas, os colaboradores da Eletrobras contaram também com cartilhas e vídeos educativos, além de um esquete teatral realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). Ao final, as crianças aproveitaram para tirar dúvidas sobre o consumo de eletrodomésticos de suas residências e saber mais sobre outros assuntos, como de que maneira as chuvas nas usinas influenciam o preço da conta de luz.

“Esta ação da Eletrobras foi muito importante e, com certeza, estas lições de uso seguro e consciente de energia elétrica serão repassadas pelas crianças para suas famílias, multiplicando este conhecimento”, afirma Cristiane Wanderley, professora do quarto ano.

“Aprendi hoje como economizar energia dentro de casa e como usá-la também de modo seguro, evitando acidentes”, aponta Sophia, de 12 anos. “Gostei muito das demonstrações e maquetes, em especial do globo de plasma, que passa informações sobre como podemos nos proteger de choques elétricos no nosso dia a dia”, completa.