Responsive image

Meio Ambiente

A gestão ambiental empresarial pode ser definida como sendo um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente através da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida de um produto.



Manuais Operacionais

A elaboração manuais visa a normatização e padronização de procedimentos operacionais na área ambiental das EDE, que atendam à legislação ambiental vigente e que promovam a adequação e melhoria da gestão ambiental, a prevenção e mitigação dos impactos sobre o meio ambiente e a saúde e segurança dos colaboradores das EDE e da população local.
Os Manuais de Meio Ambiente contribuem para a melhoria do desempenho operacional das empresas e proporciona uma maior conscientização dos colaboradores das EDE, internalizando um padrão de boas práticas em relação aos aspectos socioambientais associados ao desenvolvimento de suas atividades. E, ainda, estabelece um canal de comunicação com as comunidades para difusão das boas práticas, envolvendo, também, as empresas prestadoras de equipamentos e serviços às EDE nesse processo de melhoria da qualidade ambiental.
Manual ambiental de obras
Manual de Gestão de Resíduos Perigosos
Manual de Gestão de Resíduos Sólidos

Guia de Arborização

A Eletrobras Distribuição Alagoas, em parceria com a Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió publica o guia de arborização, que tem como objetivo colaborar, junto aos órgãos governamentais e à comunidade em geral, com o processo de arborização planejada nas cidades, oferecendo informações técnicas e opções para uma melhor e mais adequada escolha da espécie arbórea a ser plantada, valorizando a difusão nas nossas cidades das riquezas da flora regional.
Guia de Arborização.

Prevenção de Queimadas

A Eletrobras Distribuição Alagoas trabalha em conjunto com outras organizações fazendo visitas socioeducativas que visam explicar e prevenir os prejuízos das queimadas abaixo de Linhas de Transmissão de energia elétrica.


Mudanças Climáticas

As consequências do aquecimento global já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta. Os cientistas já observam que o aumento da temperatura média do planeta tem elevado o nível do mar devido ao derretimento das calotas polares, podendo ocasionar o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas densamente povoadas. E há previsão de uma frequência maior de eventos extremos climáticos (tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, nevascas, furacões, tornados e tsunamis) com graves consequências para populações humanas e ecossistemas naturais, podendo ocasionar a extinção de espécies de animais e de plantas. O documento, aprovado pela Diretoria Executiva da Eletrobras, está em consonância com as Políticas de Sustentabilidade e Ambiental da empresa.

Quais as causas da Mudança Climática no Planeta?

As mudanças climáticas podem ter causas naturais como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra ou podem ser consequência das atividades humanas.

Entender o que está acontecendo com o clima em escala global tornou-se um grande desafio, uma vez que mudanças cada vez mais preocupantes têm afetado os diversos pontos do planeta. Ao passo que esse fenômeno é percebido, faz-se necessário traçar estratégicas, em escala global e local, com o intuito de preservar a vida na terra.

As alterações do clima já estão visíveis e despertam interesse e preocupação em escala mundial e sua principal causa é o modelo atual de desenvolvimento não sustentável. Dentre as evidências observadas pelo impacto das mudanças climáticas estão o aquecimento global, a maior frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, alterações nos regimes de chuvas, perturbações nas correntes marinhas, retração das geleiras e a elevação do nível dos oceanos. Tais impactos requerem uma mudança de atitude das empresas para tornar a sustentabilidade tema prioritário na agenda corporativa.

Agindo de maneira proativa, a Eletrobras holding, por meio da Resolução nº 506/2012, aprovou a Declaração de Compromisso sobre Mudanças Climáticas, consoante com o Planejamento Estratégico da empresa, que elencou a intensificação da agenda associada ao tema “mudanças climáticas” como um dos principais desafios a serem enfrentados pela Eletrobras no período de 2010 a 2020.
Declaração de Compromissos sobre Mudanças Climáticas
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - 2015
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - 2014
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - 2013
Mudanças Climáticas Globais e seus Efeitos sobre a Biodiversidade

Consumo Consciente

A campanha “Consumo Consciente” tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar o público interno das Empresas Eletrobras sobre a importância em combater o desperdício de água não potável, energia, copos descartáveis para água e resmas de papel.

Tal campanha demonstra a constante preocupação com o meio ambiente e com a diminuição da geração de resíduos sólidos na natureza, além de reforçar a afirmativa de que cada colaborador faz a diferença no processo que visa transformar, diariamente, as Empresas Eletrobras em empresas sustentavelmente responsáveis.
Guia Eletrobras de Licitações Sustentáveis


Coleta Seletiva

A campanha interna “Coleta Seletiva Solidária” visa à seleção de papéis de escritório.

Depois de esgotadas as possibilidades de reutilização dos papéis, os mesmos são encaminhados às lixeiras específicas da campanha, localizadas em pontos estratégicos das empresas.

Além disso, os colaboradores podem trazer papel de casa para reciclagem, a exemplo de jornais, revistas e outras publicações impressas. Todo o material arrecadado é doado para cooperativas de recicladores, as quais são escolhidas a partir dos requisitos estabelecidos pelo Art.3º do Decreto nº 5940/06, que são:

Instituições que estejam formal e exclusivamente constituídas por catadores de materiais recicláveis que tenham a catação como única fonte de renda;

Não possuam fins lucrativos;

Possuam infraestrutura para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis descartados e

Apresentem o sistema de rateio entre os associados e cooperados.

Copyright © 2017 | Eletrobras Distribuição Alagoas
Av. Fernandes Lima, nº 3349, Gruta de Lourdes - CEP: 57052-902 - MACEIÓ-AL.