Notícia
Eletrobras realiza ação de prevenção de acidente
28/07/2016

Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), os empregados da Eletrobras Distribuição Alagoas participaram nesta quarta-feira (27) da ação em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Foram apresentadas palestras sobre normas regulamentadoras (NRs) de segurança e realizada uma demonstração do Procedimento Operacional Padrão para trabalho em altura.

O engenheiro eletricista Ademir dos Santos abordou quatro normas para os mais de 100 empregados presentes. A importância das Cipas foi um dos destaques da apresentação, já que foi difundido como é formada essa organização e qual seu principal objetivo: garantir a prevenção de acidentes e a preservação da vida.

Ademir também abordou os requisitos e condições mínimas para os eletricistas executarem serviços com segurança em instalações elétricas, expondo quais as medidas de controle de riscos e os sistemas preventivos.

O gerente de Segurança e Medicina do Trabalho, Jorge Rocha, apoiador da ação avaliou o encontro como positivo. “A Cipa do Tabuleiro está de parabéns por realizar essa ação. Fico satisfeito em ver que os trabalhadores estão interessados em preservar a saúde e a segurança de todos os colaboradores”.

Em um vídeo interativo, os empregados aprenderam quais os riscos existentes em um espaço confinado, onde não há muita área para realizar um serviço, e como preveni-los.

Um dos ápices da ação educativa foi a peça teatral do ator do Serviço Social da Indústria (Sesi), Gedilson de Paula. Por meio de um drama ele retratou a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e pediu para que os eletricistas não se acomodassem em um trabalho que é rotineiro, pois a autoconfiança é uma vilã para o trabalho.

A Comissão de Ética da Eletrobras também marcou presença no evento. Maxsuel Lopes apresentou o fluxo da ética empresarial e quais as atitudes corretas que os colaboradores devem tomar. O Código de Ética também foi distribuído.

TRABALHO EM ALTURA – No centro de treinamento da Eletrobras, os auxiliares técnicos Carlos Mota e Leandro Enoque demonstraram os procedimentos que devem ser feitos antes de um trabalho em altura de risco. Foram exibidos os tipos de cordas e nós, que servem para realizar a ancoragem da escada em um poste, e os equipamentos de segurança, como o gancho, cinto de segurança e o trava-quedas.
 

Copyright © 2017 | Eletrobras Distribuição Alagoas
Av. Fernandes Lima, nº 3349, Gruta de Lourdes - CEP: 57052-405 - MACEIÓ-AL.