Notícia
Consumidores tiram dúvidas sobre projetos de eficiência energética
21/06/2016

A Eletrobras Distribuição Alagoas realizou nesta terça-feira (21) um workshop para esclarecer ao consumidor como participar da chamada pública de Projetos de Eficiência Energética (PEE). Os clientes das classes residencial e comercial (serviços) serão beneficiados com o investimento de R$ 2,5 milhões para colocar em prática as propostas aprovadas.

No evento, o coordenador do Programa de Eficiência energética das Distribuidoras da Eletrobras, Marcelo Ximenes, explicou o que é eficiência energética e a comparou com uma usina virtual. “Executar o mesmo serviço gastando menos energia faz da eficiência energética uma usina virtual, visto que se pode ampliar o número de consumidores sem aumentar a geração, transmissão e distribuição de energia”.

Para mostrar a importância dos projetos já realizados, Marcelo expôs o quanto de energia foi economizado durante os anos de 2008 e 2015 com a ação dos projetos de eficiência, como o Agente Eletrobras, que conscientiza famílias carentes sobre o uso adequado de energia, além de trocar lâmpadas e geladeiras obsoletas. Neste período, verificou-se uma economia de 100.000 MWh (Megawatts - horas) por ano, o suficiente para fornecer energia para mais de 44 mil famílias.

Sobre a seleção dos projetos, o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética, Edmilson Santos, mostrou as etapas da chamada pública e quais os procedimentos necessários para a validação da ideia. Além disso, esclareceu dúvidas do edital lançado na segunda-feira (20) e afirmou que o consumo consciente deve ser praticado diariamente para não desperdiçar energia.

A chamada pública para projetos de eficiência energética pode ser encontrada no site da Eletrobras e os interessados podem enviar sua proposta até o dia 19 de setembro.

SELO PROCEL

Os presentes no workshop puderam acompanhar também uma palestra sobre os equipamentos e materiais eficientes que podem ser relacionados nos projetos. O pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Eletrobras Cepel), José Carlos Guedes, destacou a importância do selo PROCEL nos aparelhos e como as lâmpadas de LED consomem menos energia do que as outras do mercado.

José Carlos esclareceu o que o consumidor deve priorizar os equipamentos que participam do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) com a categoria A e, se possível, com o selo do PROCEL, que indica os equipamentos mais eficientes do mercado.

 

Copyright © 2017 | Eletrobras Distribuição Alagoas
Av. Fernandes Lima, nº 3349, Gruta de Lourdes - CEP: 57052-405 - MACEIÓ-AL.