Notícia
Eletrobras cria sistema para monitorar sítios arqueológicos e queimadas
21/06/2016

A ferramenta evita conflitos entre rede elétrica e meio ambiente

A Eletrobras Distribuição Alagoas apresentou, nesta terça-feira (21), na reunião do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), o sistema ArquiSIG, criado com o principal objetivo de evitar conflitos entre as redes elétricas da Distribuidora e as variáveis ambientais e de infraestrutura do Estado.

A ferramenta, construída a partir de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento patrocinados pela Eletrobras, já está sendo utilizada pela Distribuidora e permite a interação com outros órgãos.

A utilização do sistema auxilia a Eletrobras na projeção de novas redes elétricas, já que o uso do ArquiSIG possibilita a visualização, por meio de satélite, de informações de patrimônios históricos, a exemplo dos sítios arqueológicos identificados pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico (Iphan) e de unidades de conservação ambiental, biomas, lagoas, etc.

O sistema também apresenta os mapas de áreas protegidas, como terras indígenas e quilombolas, além de mostrar estradas, aeroportos e passagens de gasodutos. “Essa visualização reduz custos e evita que a Eletrobras amplie o sistema elétrico por locais onde não é permitida a implantação de novas redes, prevenindo possíveis conflitos”, explicou o presidente da Eletrobras, Vladimir de Abreu.

QUEIMADAS – A Eletrobras também colocou em operação um sistema que identifica queimadas sob a rede elétrica, com base no cruzamento de informações cedidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O software também poderá auxiliar ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) na verificação de queimadas clandestinas.

Segundo, Vladimir de Abreu, o interesse da Eletrobras é que as ferramentas sejam compartilhadas entre órgãos ambientais e de infraestrutura de Alagoas. “Não queremos colocar o sistema na prateleira e sim utilizá-lo o mais rápido possível”, enfatizou Vladimir.

Na reunião do Cepram ficou definido que a Eletrobras assinará um Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos que se interessarem em fazer uso do sistema.
 

Copyright © 2017 | Eletrobras Distribuição Alagoas
Av. Fernandes Lima, nº 3349, Gruta de Lourdes - CEP: 57052-405 - MACEIÓ-AL.